Campanha de combate ao abuso sexual de crianças é tratada na CMU
O espaço da tribuna livre desta terça-feira, dia 11 de maio de 2021, foi dedicado a campanha “Maio Laranja” de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Soraya Salomão, esteve presente com equipe de trabalho por proposição da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos).
A campanha instituída há 21 anos através de Lei Federal, estabelece ações de enfrentamento e prevenção a exploração sexual infantil. Durante a manifestação, Soraya chamou atenção para a importância das denúncias, a rede de atendimento para as vítimas e os sinais de crianças e adolescentes para identificar o crime.
“O Disque 100 é gratuito e a denúncia pode ser anônima. É preciso ficarmos atentos as crianças que têm mudança de comportamento e humor, que chora fácil, faz xixi na cama, entre outros sinais emocionais”, descreveu a secretária. Também foram registrados os órgãos e entidades que compõe a rede de atendimento, como Conselho Tutelar, escolas e polícias.
A programação de atividades do “Maio Laranja”, além da tribuna na Câmara Municipal, é o que segue:
Quarta-feira – 12/05/21 – Lançamento do Maio Laranja, divulgação das atividades realizadas e dos canais de denúncia.
Quinta-feira – 13/05/21 - 9h – reunião online – orientadores de escolas municipais. “Tecendo alternativas ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em tempos de pandemia”.
Psicóloga Cristiane de Lima e Coordenadora CREAS Elinar Stracke – preceptoras de residência Unipampa. Mediadora, maria do Carmo Davila.
Sexta-feira – 14/05/21 – divulgação dos canais de denúncias
Sábado – 15/05/21 - conhecendo as instituições que fazem parte da rede de atendimento.
Domingo – 16/05/21 - divulgação dos canais de denúncias
Segunda-feira – 17/05/21 – ações do município para o enfrentamento
Terça-feira – 18/05/2021 – divulgação das atividades do CREAS nas rádios. Psicólogas Mariana, Juliane e Lais, assistente social Marinês.