Câmara trata sobre incentivo às denúncias de violência contra criança

As Comissões Técnicas da Casa Legislativa analisarão projeto de lei, a partir de hoje, dia 9 de novembro de 2015, que dispõe sobre campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. De autoria do vereador Rafael Alves (SDD), a proposta é promover a divulgação dos contatos para denúncia de pedofilia, exploração sexual ou violência contra crianças, adolescentes ou pessoa vulnerável, através da veiculação de adesivos informativos em ônibus do transporte coletivo, transportes alternativos e táxis.

banner_dca_1x2_composto

O projeto busca a fixação de material em locais de fácil visualização ao público, legível e contendo o número do disque denúncia (100) e informações do aplicativo “Proteja Brasil” para iPhone ou celular com sistema Android criado para facilitar denúncias e informar sobre violência.

“Acreditamos que a melhor maneira de combatermos estas ações é trabalhando fortemente na prevenção dos fatos”, afirmou o vereador Rafael. Entre as situações de violência contra crianças e adolescentes estão tráfico, trabalho infantil, negligência e abandono, violência física, sexual e psicológica. “A maioria dos casos nem se transformam em denúncia por medo, insegurança e até mesmo falta de informação. Muitas pessoas deixam de denunciar e de proteger quem mais precisa, por isso o projeto é oportuno”, destacou o autor da matéria.

Sobre o “Proteja Brasil”

O Proteja Brasil é o aplicativo para iPhone ou celular com sistema Android lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A partir do local onde o usuário está, o Proteja Brasil indica telefones e endereços e o melhor caminho para chegar a delegacias especializadas de infância e juventude, conselhos tutelares, varas da infância e organizações que ajudam a combater a violência contra a infância e adolescência nas principais cidades brasileiras.
O aplicativo facilita a denúncia em três simples passos, mantendo o sigilo.

br_app123

1º Faça o download do aplicativo compatível com o seu celular.

Permita que o aplicativo acesse a sua localização.
 Selecione a instituição especializada na proteção de crianças e adolescentes mais próxima de você e faça sua denúncia mantendo sua anonimidade.