Câmara toma iniciativa e intercede junto ao Tribunal de Justiça Estadual pela Comarca de Uruguaiana

Na tarde da última quinta-feira, dia 11 de junho de 2015, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, José Aquino Flôres de Camargo recebeu em seu gabinete comitiva formada pela presidente do Legislativo vereadora Jussara Osório acompanhada dos vereadores Rafael Alves e Ronnie Mello. Na ocasião estiveram presentes o deputado Estadual Frederico Antunes, o presidente da OAB Subseção Uruguaiana, Maurício Blanco, o vice-presidente da OAB Seccional RS, Luiz Eduardo Pellizzer e o desembargador, Genaro Borges.

A pauta do encontro, elaborada pelos três edis juntamente a OAB, foi reivindicar pela Comarca de Uruguaiana que contava com seis magistrados para atender oito varas e que em função de remanejos encontra-se com apenas três juízes para executar a mesma demanda. Ainda foram apresentadas as reivindicações solicitadas pelos servidores da Justiça Estadual à presidência e à Comissão de Serviços Municipais da Câmara.

A comitiva relatou a situação de calamidade nos trâmites judiciais na Comarca com a falta de servidores que enfrentam um quadro de aumento de processos e sobrecarga na estrutura cartorária e administrativa, sem acompanhamento do preenchimento dos cargos vagos.

O presidente do TJ RS elogiou a força política de Uruguaiana e informou que deverão atuar temporariamente dois magistrados em Uruguaiana e uma vaga será aberta até agosto. O assunto foi amplamente debatido e reiterado através de documento entregue pela presidente Jussara em nome do Legislativo Municipal. “Buscamos a análise Tribunal sobre a situação e a solução para contribuir com a comunidade uruguaianense com prol da paz social local”, conclui a presidente Jussara sobre o encaminhamento dado a partir do encontro.