Câmara sugere prática do xadrez nas escolas

18 de junho de 2013

A criação de projeto de lei que disponha sobre a inclusão do jogo de xadrez no currículo das escolas municipais de Uruguaiana será indicado ao Poder Executivo. A proposição do vereador Marcelo Lemos (PDT) sugere a inclusão desta atividade no desenvolvimento de crianças das turmas iniciais do ensino fundamental, considerando o comprovado benefício da prática do jogo para o estímulo do raciocínio.

A proposta menciona o fomento de torneios, promoção de eventos e indica a realização do jogo, no mínimo, uma hora ao mês durante o ano letivo aos estudantes. Considerado esporte, o xadrez incentiva a imaginação, a capacidade de memorização e a concentração. “É reconhecido através de pesquisas o aumento em 60% das notas dos estudantes que praticam o esporte, salientando o benefício para os jovens de Uruguaiana com baixo investimento de recursos públicos”, reforçou.