Câmara realiza simulação com bombeiros

No dia 26 de junho de 2023, a Câmara Municipal de Uruguaiana realizou simulação de incêndio para treinamento dos servidores. No encerramento da reunião plenária, o sistema de alarme de incêndio foi disparado, a operação de evacuação do prédio iniciada e os bombeiros acionados para atuação, através do 193.

O Poder Legislativo tem dez servidores capacitados para realizar o procedimento que teve a duração de 2min43seg, antes mesmo da chegada dos Bombeiros. A partir dessa ação, a Câmara aperfeiçoará as orientações e atividades de segurança para caso de sinistro, incluindo treinamento.

Reforçamos a importância de todos estarem atentos à prevenção e saberem como agir nessas situações de risco, pensando na segurança dos servidores e dos cidadãos que frequentam a Casa”, afirma o presidente, vereador Juca (Joalcei) Gonçalves.

Membro da equipe de servidores capacitados para atuar na prevenção, Nardiele Matter, destacou que a rapidez na desocupação do prédio é um reflexo direto do conhecimento adquirido em treinamentos anteriores. A familiaridade com as rotas de fuga, a calma ao seguir as instruções e a confiança em acionar os sistemas de alarme contribuíram para uma evacuação bem-sucedida e segura”, esclarece.

Bombeiros receberam homenagem

Na reunião plenária que antecedeu a simulação, o 1º Pelotão Militar do Corpo de Bombeiros recebeu Moção de Congratulações e Louvor pela passagem do Dia Nacional do Bombeiro, no próximo dia 2 de julho.

A equipe de profissionais, representada pelo comandante, 1º tenente Ivaldo Jorge Trindade Martins, foi homenageada por proposição da vereadora Marcia Fumagalli (PSB). Durante o agradecimento, o comandante chamou atenção para os riscos do fogo e os desafios da profissão. “Com falta de atenção no dia-a-dia, podemos provocar um incêndio devastador que destrói lares e vidas”, alerta Jorge.