Câmara questiona tempo de espera em bancos

As reclamações da população e a necessidade do cumprimento das leis que limitam o tempo de espera em filas de agências bancárias foram discutidas na Câmara Municipal. A Comissão de Direitos Humanos, Acessibilidade e Defesa do Consumidor recebeu os representantes das instituições bancárias e do Procon por proposição do vereador Marcelo Lemos nesta quarta-feira, dia 27 de novembro de 2013.

Na oportunidade, os vereadores Irani Fernandes, Rafael Alves e Ronnie Mello apresentaram as leis municipais que estipulam 20 min de espera nas filas e 30 min em véspera e retorno de feriados, além das considerações de clientes que denunciam aos parlamentares o descumprimento das leis. Os representantes esclareceram os procedimentos realizados para adaptações aos dispositivos legais quanto ao tempo de espera e anunciaram o esforço para otimizar o atendimento.

Entre as razões apontadas para eventuais reclamações estiveram os horários de maior movimento e épocas do ano com maior procura às agências, sendo amenizados os problemas com o aumento no expediente e a efetivação de mecanismos tecnológicos para melhorias. Quanto à incidência de reclamações, foi apresentada pelos bancos a eficiência de cerca de 90% no cumprimento do tempo de espera, como ilustração foi citado o fluxo de cerca de 10 mil atendimentos por mês, com registro de cerca de 900 ocorrências, proporção considerada baixa. “Esse número de cidadãos prejudicados deve receber atenção e ser respeitado, assim como a legislação vigente”, considerou o vereador Marcelo Lemos.