Câmara promoverá encontro internacional de parlamentares de fronteira
A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou, nesta quinta-feira, a realização de um encontro internacional para criação da Frente Parlamentar Internacional Permanente dos Legisladores de Municípios Limítrofes da Linha de Fronteira. A frente reunirá legisladores de municípios situados na fronteira do Uruguai, Brasil, Argentina e Paraguai. O encontro deverá ser realizado nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, possivelmente, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.
O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Rogério de Moraes (PT), explica que a necessidade de criação da Frente Parlamentar se deve ao fato de que os municípios fronteiriços têm tratado de forma localizada problemas que são comuns. Segundo Moraes, isso acaba prejudicando e enfraquecendo os municípios no momento de reivindicar soluções aos governos federais. Para o presidente, a idéia de criação da frente parlamentar objetiva criar um espaço permanente para os legisladores de municípios de fronteira debaterem problemas comuns de integração do Mercosul. Moraes acredita que a frente parlamentar ampliaria o poder político dos municípios de fronteira.
A organização do encontro ainda definirá a cidade que sediará o evento em dezembro. A escolha recairá entre as cidades de Uruguaiana, São Borja ou Foz do Iguaçu. A preferência é por Foz do Iguaçu por apresentar melhor posição geográfica e maior facilidade de acesso. A realização do encontro internacional foi proposta inicialmente pelos presidentes das Câmaras de Vereadores de Uruguaiana, Rogério de Moraes, e de Foz do Iguaçu, Carlos Juliano Budel (PTB), durante a audiência pública promovida, em setembro passado, em Uruguaiana, pela Comissão do Mercosul e de Assuntos Internacionais da Assembléia Legislativa do Estado para tratar de problemas de integração do bloco econômico.
23 de novembro de 2006