Câmara promove debate sobre empregabilidade e renda

Na noite desta quarta-feira, dia 08 maio de 2013, foi realizada audiência pública no plenário da Casa Legislativa. A geração de emprego e renda no município foi o tema que norteou os debates no evento promovido pela Comissão Especial Pró-emprego da Câmara Municipal,  integrada pelos vereadores Marcelo Lemos, Jussara Osório, Rafael Alves, Irani Fernandes e Josefina Soares.

O vereador Marcelo Lemos (PDT), que preside a comissão, iniciou a audiência apresentando dados que demonstram a precariedade de Uruguaiana em termos de empregabilidade e abriu espaço para manifestação das autoridades e representantes de entidades presentes ao evento.

O secretário municipal de Governo, Fernando Alves, registrou a oportunidade da data para tratar do tema proposto, por ser um dia após a assinatura do compromisso para a instalação do Instituto Federal Farroupilha em nossa cidade, como fator preponderante para a qualificação para o trabalho.

O titular da Pasta de Indústria e Comércio no município, Jorge Prestes Lopes, abordou a problemática da falta de emprego contrapondo-a à situação das empresas que carecem de pessoal qualificado. O secretário destacou a importância da formação profissional, entendendo ser esta a forma adequada de melhorias no setor. “Precisamos criar as oportunidades, mas também precisamos que as pessoas estejam qualificadas para as oportunidades criadas”, ponderou.

Sobre a obrigatoriedade de proporcionar também aos portadores de deficiência ou mobilidade reduzida o acesso ao emprego e aos cursos profissionalizantes, o vereador Irani Fernandes manifestou-se, solicitando que seja exigido das empresas o cumprimento da legislação a respeito.

Ao final dos debates, o vereador Marcelo agradeceu a participação dos representantes da CDL, Sindicato dos Despachantes, Sindicato dos Metalúrgicos, Sociedade Árabe Palestina, Sine, além dos vereadores  Irani Fernandes (PP), Jussara Osório(PSDB) e Ronnie Mello (PP).

Como resultado da audiência, será elaborado um documento com as ideias e manifestações produzidas e encaminhado aos participantes e às autoridades ligadas aos setores envolvidos e que serão chamados a fazer parte das próximas atividades programadas pela Comissão Especial Pró-Emprego. “Não vamos ficar só nesta audiência, estaremos trabalhando sempre com este tema, na busca de mais emprego e renda para Uruguaiana, a fim de evitar que nossos jovens precisem buscar oportunidades fora daqui.” declarou o vereador Marcelo Lemos.