Câmara presente na construção do Plano Municipal de Educação

Nesta quarta-feira, dia 10 de junho de 2015, o texto base do Plano Municipal de Educação foi apresentado e debatido em audiência pública para a sociedade no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. Os vereadores Marcelo Lemos (PDT) e Irani Fernandes (PP) acompanharam o evento e se manifestaram sobre o papel de Câmara na efetivação do projeto e a importância do envolvimento da comunidade na construção e qualificação do Plano.

O PME estabelece metas para melhorias na educação básica e ensino superior no município para a próxima década. Nele constam as capacidades educacionais de Uruguaiana, a operacionalização das estratégias e o acompanhamento das ações projetadas.

Durante o evento foi apresentado o diagnóstico da educação no município e vinte metas para serem trabalhadas no período de vigência do Plano que será de 2015 até 2024. Entre os objetivos apontados está universalizar a educação; oferecer educação em tempo integral; contribuir com a elevação da matrícula na educação profissional técnica de nível; promover políticas de formação continuada e reestruturar o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal. O vereador Marcelo frisou a importância do PME para o futuro da cidade e do desenvolvimento da educação.

O Plano aprovado pelas representações presentes na audiência pública será submetido ao prefeito para formatação de Projeto de Lei, posteriormente encaminhado à Câmara Municipal. Na condição de legisladores, os parlamentares apreciarão a matéria nas Comissões Técnicas da Casa até 20 de junho.
O vereador Irani destaca que a comunidade deve ter conhecimento sobre as diretrizes do Plano e participar do seu desenvolvimento através de emendas apresentadas ao Poder Legislativo, a partir do início da tramitação do Projeto na Câmara.