Câmara participa de seminário no dia da Conscientização do Autismo

O Parlamento de Uruguaiana participou do 1º Seminário Autismo Sem Fronteira realizado nesta quinta-feira, dia 2 de abril de 2015, no salão Paroquial da Igreja Catedral de Santana. A presidente, vereadora Jussara Osório (PSDB), acompanhada dos vereadores Ronnie Mello (PP) e Irani Fernandes (PP) prestigiaram o evento que contou com grande adesão da comunidade e painéis sobre o transtorno do espectro autista.

O seminário foi organizado pela Associação dos Autistas Sem Fronteiras, com apoio da Universidade Federal do Pampa e da Prefeitura de Uruguaiana. “O debate sobre este tema, neste seminário que mobilizou tantos uruguaianenses, nos permite pensar o futuro, abrindo caminhos para o crescimento da conscientização e da luta pelos direitos de autistas”, frisou a presidente Jussara.

Sobre o Autismo

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que interfere na comunicação, socialização e comportamento. Destaca-se a necessidade do diagnóstico médico precoce para evolução e desenvolvimento da criança, com assistência integral entre família, criança e profissionais da saúde como psicólogos, médicos, fisioterapeutas e psicopedagogo.

Entre os sinais que a criança pode apresentar dificuldade de se relacionar; choro ou risadas fora do contexto em que se encontra; aumento da percepção de gostos, sensibilidade visual e auditiva; ausência da fala ou fala com dificuldade, expressa-se melhor sobre assuntos do seu interesse; presença de movimentos repetitivos e hiperatividade; dificuldade de lidar com alterações de rotina e brincadeiras com objetos e brinquedos de forma incomum. O indivíduo que possui o transtorno do espectro autismo pode desenvolver muitas outras habilidades como nas áreas de matemática, arte, informática e lógica e música.