Câmara Municipal solicita reativação do posto de registro civil na Santa Casa

A Câmara de Vereadores de Uruguaiana aprovou, nesta terça-feira (18/11/08), o requerimento de autoria da parlamentar Jussara Osório (PP) que solicita a reativação do posto avançado de atendimento do Cartório de Registro de Pessoas Naturais no hospital Santa Casa de Caridade. Segundo a vereadora, o serviço chegou a ser prestado, mas acabou sendo desativado pela pouca procura dos pais. A legisladora, no entanto, considera necessário reativá-lo a partir de um novo convênio entre o município e o cartório com o objetivo de facilitar o registro dos recém nascidos. No Brasil, cerca de 13% da população não possui registro de nascimento. O índice preocupa o Conselho Nacional de Justiça que, nesta semana, desenvolve uma campanha nacional de conscientização pelo registro civil. O requerimento da Câmara Municipal será remetido ao prefeito e ao oficial do Cartório de Registro de Pessoas Naturais de Uruguaiana.