Câmara Municipal solicita engajamento de entidades em prol de hospital universitário

A Câmara Municipal aprovou, nesta quinta-feira (08/10), requerimento do vereador Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB), no qual solicita a mobilização de clubes de serviço de Uruguaiana em prol da instalação de um hospital universitário em Uruguaiana. Segundo o vereador, a formação de profissionais da área de saúde pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a perspectiva, a longo prazo, de criação de um curso de medicina da Unipampa justificam a mobilização das entidades em torno deste objetivo.

Ao discutir o requerimento, o vereador Rogério de Moraes (PSDB) sugeriu que, diante da possibilidade de desativação do Hospital da Guarnição de Uruguaiana (HGU) pelo Exército, poderia ser estudada também a alternativa do Ministério da Educação assumir o complexo hospitalar do HGU, transformando-o em um hospital universitário da Unipampa. De acordo com o vereador Rogério de Moraes, o Ministério da Educação já indicou que realizará um estudo sobre a implantação, a longo prazo, de um curso de medicina no campus da Unipampa, em Uruguaiana.

8 de outubro de 2009