Câmara Municipal propõe agenda especial com secretário estadual de segurança pública

A vinda ao município do secretário estadual de Segurança Pública, Edson Goulart, já começa a mobilizar os vereadores de Uruguaiana. A visita do secretário estadual está prevista para o próximo dia 04 de setembro de 2009, quando irá participar da solenidade de reativação do Conselho Municipal Pró-Segurança Pública (Consepro). Para aproveitar a oportunidade, os vereadores propõem uma reunião do secretário com os 11 parlamentares do município. No encontro, seriam apresentada uma pauta de reivindicações para a área da segurança pública de Uruguaiana.

A proposta de definir uma agenda especial com o secretário foi apresentada pelos vereadores José Clemente Corrêa (PT) e Rogério de Moraes (PSDB). Para o vereador Moraes, é preciso aproveitar a esta do secretário no município e cobrar respostas para problemas que se arrastam há vários anos. “Há 12 anos o debate é sempre o mesmo. Falta de policiais e de equipamentos. Vamos cobrar uma atenção especial do secretário para Uruguaiana em uma reunião especial na Câmara de Vereadores”, disse.

O vereador petista, por sua vez, considera que o secretário estadual necessita prestar esclarecimentos sobre as políticas públicas que estão sendo adotadas e que afetam até as promoções de policiais civis e militares lotados em Uruguaiana. “Das mais de 600 promoções concedidas em todo o Estado, nenhuma contemplou os policiais de Uruguaiana. A razão de estar havendo essa discriminação é o que precisamos saber do secretário estadual.”, declarou Corrêa. Além da redução no efetivo da Brigada Militar de Uruguaiana, também preocupa a falta de cursos de especialização para os policiais da cidade. Segundo Corrêa, a cidade deveria contar com 300 policiais militares, mas possui 170 brigadianos atualmente.

Na sessão desta quinta-feira, a Câmara Municipal também aprovou o requerimento do vereador Luis Gilberto Risso (PMDB) que solicita informações ao comando do 1º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira (BPAF) sobre o número de policiais militares transferidos para Uruguaiana nos últimos três anos.