Câmara Municipal promove audiência pública sobre consumo de crack em Uruguaiana

O avanço alarmante do consumo de crack, em Uruguaiana, será discutido na próxima sexta-feira (26/06/09), às 19h, no plenário da Câmara Municipal. Uma audiência pública, proposta pelo vereador José Clemente Corrêa (PT), irá reunir pessoas interessadas em encontrar formas de prevenir o uso do crack. O presidente da Comissão de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, deputado Fabiano Pereira, deverá participar do evento. A audência será aberta ao público e terá transmissão pela Rádio São Miguel.

Segundo o vereador Clemente, o enfoque do debate será a prevenção ao uso da droga e a orientação para as famílias. O crack tomou proporções alarmantes no município e responde por boa parte consumo de drogas ilícitas, registrando índices crescentes de consumo e de novos usuários. O crack já supera o uso de cocaína e da maconha.

De acordo com a Polícia Civil, o crack está em 80% das apreensões de drogas ilícitas, em Uruguaiana. Nos últimos anos, o crack tornou-se uma espécie de mania pelos consumidores de drogas devido o baixo custo e a forma imediata com que afeta o sistema nervoso do usuário desta droga. Uma pedra de crack de 0,25 gramas custa metade do preço de uma grama de cocaína, mas afeta dez vezes mais o ser humano. O Centro de Apoio Psicossocial (Caps), da Secretaria Municipal de Saúde, registra, em média, dois novos usuários de crack por dia.

A conselheira tutelar Soraya Salomão preocupa-se com o avanço do consumo de crack por adolescentes e crianças na cidade. Segundo ela, episódios de violência que acompanham o tráfico e o consumo do crack, por enquanto, ainda não ganharam as ruas. “A violência está ocorrendo dentro das famílias”, disse. A conselheira adverte que já há casos de adolescentes que se prostituem para conseguir manter o vício. “Há estudos científicos que confirmam que o crack leva apenas 62 segundos para tornar uma pessoa viciada”, diz.