Câmara Municipal promove audiência e ato públicos pela reativação de usina térmica

A Câmara Municipal de Uruguaiana promoveu, nesta quarta-feira (29/04/09), uma audiência pública que debateu o fim das atividades da Usina Termoelétrica da AES Uruguaiana. O evento político começou em frente à Câmara Municipal e se encerrou com um ato no largo da ponte internacional que liga a cidade de Uruguaiana à vizinha Paso de los Libres, na Argentina. Na pórtico da ponte, vereadores, líderes de vários segmentos sociais e outros participantes bloquearam o caminho por cinco minutos e fizeram um minuto de silêncio.

Entre as propostas aprovadas pelos participantes da audiência – encaminhadas como tentativa de solucionar o problema da usina térmica de Uruguaiana – estão a cobrança de uma posição política da governadora Yeda Crusius (PSDB) sobre o caso e o agendamento de uma audiência com o secretário do ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, em Brasília, na próxima semana. O objetivo é que o Governo do Estado auxilie nas reivindicações e que o governo federal se manifeste publicamente sobre o futuro da usina.

Além dessas duas propostas, os participantes da audiência pública também sugeriram que a Câmara dos Deputados e a Assembléia Legislativa realizem audiências públicas sobre o mesmo tema. A audiência pública, promovida pela Câmara Municipal, foi coordenada pelo vereador Rogério de Moraes (PSDB), autor da proposta de promover um debate público sobre as conseqüências do fechamento da usina para o município e região Fronteira Oeste.

Desde a primeira semana de abril, a usina entrou em processo de hibernação mantendo apenas 16 funcionários. Inaugurada em 2000 e apta a gerar 600 megawatts de energia a partir da queima de 2,5 milhões de metros cúbicos de gás natural argentino por dia, atualmente, a térmica de Uruguaiana não produz por falta de gás natural.

De acordo com o deputado estadual Frederico Antunes (PP), o governo argentino propõe retomar o envio de gás natural (1,2 milhão de metros cúbicos por dia) durante os meses de outubro a abril. “Essa proposta foi encaminhada ao governo brasileiro, mas não houve manifestação sobre a proposta. Queremos que o governo se manifeste tecnicamente a respeito”, disse o deputado.

Em seu pronunciamento, o prefeito José Francisco Sanchotene Felice (PSDB) lamentou o tratamento dado pelo ministro Edson Lobão para a situação da usina de Uruguaiana. “Estive reunido com o ministro Lobão e ele não sabia de nada. Saí de Brasília com pena do Brasil”, declarou.

O vereador Rogério de Moraes salientou que esperava a participação de deputados federais e de representantes do governo federal no evento para que a posição do governo brasileiro fosse conhecida publicamente. “Nosso silêncio foi fatal para o fechamento da usina, mas esse silêncio o governo federal não ouvirá mais. Vamos cobrar uma posição do Ministério de Minas e Energia e do governo brasileiro sobre o caso. O fechamento da usina representa um retrocesso para a economia e para o desenvolvimento de Uruguaiana”, disse.