Câmara Municipal presta homenagem no Dia Nacional da Mulher

A Câmara Municipal de Uruguaiana homenageou, na noite de segunda-feira passada (30/04), durante a sessão solene alusiva ao Dia Nacional das Mulheres, dez personalidades femininas do município. As homenageadas se destacaram em suas atividades em prol da comunidade e foram indicadas pelos vereadores para receberem diplomas de honra ao mérito. A solenidade foi prestigiada pelo general Ricardo de Matos Cunha, comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, e pelo ex-prefeito Eloy Trojan.
Entre as homenageadas, receberam diplomas de mérito a professora Miriam Oliveira de Menezes (por indicação da vereadora Alfonsina Guedes de Moura), a irmã Teresinha de Jesus Gallareta (por indicação da vereadora Maria do Carmo Victorino), a professora Eva Anália Rodrigues da Silveira (por indicação da vereadora Liliane Riela), a professora Sônia Maria Ribeiro Rodrigues (por indicação do vereador Luis Gilberto de Almeida Risso), a consulesa honorária do Grêmio, Ivone Garcia Pancich (por indicação da vereadora Josefina Soares), a servente Vanda Muniz Barreto (por indicação da Mesa Diretora da Câmara Municipal), a professora Gilce Ester Consiglio de Faria Corrêa (por indicação do vereador José Fernando Tarragó), a senhora Wilma Souza da Costa (por indicação da vereadora Jussara Osório) e a nutricionista da Santa Casa, Soneli Garbinatto (por indicação do vereador Alfeu Freitas).
A auxiliar de enfermagem Nailor Soares Viana, indicada pelo vereador Rogério de Moraes, não pôde comparecer à sessão solene por problemas de saúde. As homenageadas se destacaram na comunidade por atividades em prol da moradia, da educação, da saúde, da assistência social, da evangelização e do esporte. Emocionada, Ivone Pancich agradeceu a homenagem em nome do grupo de mulheres e destacou o espaço conquistado pelo gênero feminino na política local. Ivone lembrou do pleito de 1988, quando as 11 mulheres candidatas receberam apenas 1.490 votos de todo o eleitorado local.
– Havia um chavão de que mulher não votava em mulher. Passados 19 anos, nós mudamos a configuração deste espaço político que parecia ser monopólio masculino. Hoje, a Câmara Municipal tem cinco mulheres vereadoras – disse.

30 de abril de 2007