Câmara Municipal presta homenagem à Polícia Civil

O parlamento municipal de Uruguaiana homenageou, nesta quinta-feira (10/09/09), a Polícia Civil por ocasião dos 201 anos de criação da instituição no Brasil, comemorados na data de hoje. Na solenidade especial, foram destacados os excelentes resultados obtidos pelo trabalho conjunto dos órgãos estaduais de segurança pública no município. Em 2009, Uruguaiana registra até o momento sete homicídios, todos já esclarecidos. A redução nos indicadores de criminalidade, como o caso do furto de veículos, é atribuida à dedicação dos policiais civis e militares que estão lotados na cidade.

A homenagem à Polícia Civil foi proposta pelos vereadores Ronnie Mello (PP) e Rogério de Moraes (PSDB). Participaram do evento, os delegados de Polícia Jader Duarte, Ana Pippi e Marcelo Teixeira, além dos escrivães e inspetores das delegacias de Uruguaiana. O prefeito municipal foi representado pelo secretário de governo José Alberto Leal.

O delegado Jader Duarte, titular da 1ª DP, destacou a importância da homenagem para o reconhecimento da categoria profissional. “Hoje, Uruguaiana vive um momento melhor. São números inquestionáveis de redução de criminalidade. A cidade chegou a ter 61 homicídios em um ano. Mas ao mesmo tempo em que comemoramos estes resultados, também fazemos uma reflexão para vermos o está sendo feito e a que custo está sendo feito. Sem recursos humanos, sem cursos de aperfeiçoamento, sem meios de trabalho, não há como se manter uma polícia qualificada”, disse Duarte.

O delegado salientou ainda a importância da estada do secretário estadual de Segurança Pública, Edson Goularte, em Uruguaiana, nesta quinta e sexta-feira, para participar da reinstalação do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) do município. “Será uma oportunidade de apresentar ao secretário o resultado do trabalho que vem sendo prestado pelos órgãos de segurança pública e mostrar que Uruguaiana deixou de ser uma das cidades mais violentas do Estado”, disse.

O vereador Ronnie Mello, ao prestar sua homenagem à Polícia Civil, ressaltou a dedicação e o talento dos servidores da instituição que, apesar das deficiências na estrutura, conseguem reduzir os indicadores de criminalidade da cidade.