Câmara Municipal pede antecipação das férias escolares para prevenir gripe A (H1N1)

A Câmara de Vereadores de Uruguaiana aprovou o requerimento do vereador Ronnie Mello (PP), o qual será encaminhado ao secretário municipal de Educação e à Coordenadoria Regional de Educação, solicitando a imediata antecipação das férias escolares nas redes de ensino municipal e estadual. O motivo do pedido, segundo justificou o vereador, é a crescente preocupação dos pais de alunos com a expansão do vírus H1N1, causador da gripe A ou gripe suína. “Vários pais de alunos procuraram o meu gabinete pedindo o encaminhamento deste pedido”, disse Mello.

Durante a reunião, os vereadores Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB) e Adalberto Silva (PP) compartilharam da mesma preocupação ao lembrarem que estão com familiares em idade escolar com sintomas de gripe normal. “Os pais de alunos estão muito preocupados com toda essa situação que o noticiário vem divulgando. Seria uma medida de prevenção importante”, disse o vereador Risso.

Nesta semana, a pedido do vereador Ronnie Mello, o secretário municipal de Saúde,Luis Augusto Schneider, a chefe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Adriana Medanha, e o médico Cláudio Crespo, prestaram esclarecimentos sobre as medidas de prevenção que estão sendo adotadas no município para conter a epidemia da gripe H1N1. As três autoridades sanitárias tranquilizaram os vereadores e destacaram os controles que estão sendo realizados na ponte internacional para detectar casos de pessoas doentes que ingressam no país vindos da Argentina.

Para o vereador Ronnie Mello, no entanto, a proximidade de Uruguaiana com a Argentina e o fato de circularem centenas de caminhoneiros, diariamente, pela cidade, não geram a mesma tranquilidade. “Temos cerca de 1500 camnhoneiros transportando mercadorias para a Argentina e que residem em Uruguaiana. A primeira vítima da doença no Brasil é um caminhoneiro gaúcho que viajou para a Argentina. Estamos pedindo a antecipação das férias escolares para a próxima segunda-feira e para que sejam estendidas até o final do mês”, disse o vereador. Mello destacou ainda que, em Paso de los Libres (Argentina) e em Itaqui, a mesma medida já foi adotada para prevenir novos casos de pessoas com a gripe H1N1.

Os vereador Rogério de Moraes (PSDB) sugeriu a instalação de uma barreira de orientação e de controle das pessoas que cruzam a ponte internacional devido a avanço da epidemia no país vizinho. A Argentina computava, até a manhã desta quinta-feira, 45 casos de óbitos provocados pela gripe suína. Em Buenos Aires, escolas e as faculdades da Universidade de Buenos Aires, além da Suprema Corte de Justiça anteciparam o período de férias de inverno para prevenir o contágio da doença. Os veradores Rafael Alves (PSDB) e José Clemente Corrêa (PT) sugeriram a instalação de postos de informação preventiva no calçadão e no terminal de ônibus.