Câmara Municipal irá apoiar realização da Califórnia da Canção Nativa

O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Adalberto Silva (PP), anunciou nesta quinta-feira (07/10/10) que o parlamento irá apoiar a realização da 37ª edição da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul. O festival de música nativa ocorrerá de 9 a 12 de dezembro no Parque Agrícola e Pastoril da Associação Rural de Uruguaiana.

Nesta quinta-feira, o patrão do CTG Sinuelo do Pago e presidente da Comissão Organizadora do festival, Júlio Teixeira, participou da reunião ordinária do parlamento e apresentou a programação do evento deste ano. Teixeira informou que os 300 lotes da Cidade de Lona já estão sendo comercializados no escritório da Califórnia, no Centro Cultural Dr. Pedro Marini.

Segundo o presidente do legislativo local, a Câmara Municipal irá apoiar na divulgação do evento, inserindo na programação da TV Câmara – Canal 16 da Net – informações relativas à programação do evento. Neste ano, além da apresentação das músicas concorrentes, o festival também desenvolverá uma programação paralela que inclui tertúlias nativistas, rodeio, torneio de truco, concurso de culinária internacional, acampamento na Cidade de Lona e seminário cultural com apoio da Universidade Federal do Pampa.

Um outra forma de apoio sugerida pelos vereadores – e que será objeto de estudo – é de que uma parcela das verbas que serão devolvidas pelo legislativo aos cofres do município, neste ano, seja repassada ao CTG Sinuelo do Pago para cobrir as despesas do festival. Os vereadores lembraram que, por lei estadual e municipal, a Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul é reconhecida como patrimônio cultural do Estado e do Município. Por sugestão do vereador Rogério de Moraes (PSDB), a Câmara Municipal irá realizar uma sessão parlamentar no Parque Agrícola e Pastoril no dia de abertura do festival.