Câmara Municipal homenageia mulheres cidadãs no Dia Internacional das Mulheres

No Dia Internacional das Mulheres, a Câmara Municipal homenageou três personalidades do sexo feminino pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Uruguaiana. Maria Antonieta Silva Gonzales, Marli Maciel Darde e Márcia Ribeiro Lima foram agraciadas com o troféu Mulher Cidadã, prêmio conferido pela Câmara Municipal. A solenidade de entrega dos troféus contou com a presença do vice-prefeito Delmar Kauffmann, do general José Alberto Leal, comandande da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, e dos vereadores de Uruguaiana.
As três homenageadas foram indicadas por entidades filantrópicas de Uruguaiana escolhidas pelos vereadores Jussara Osório (PP), Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB) e Alfeu Freitas (PTB). A Liga Feminina de Combate ao Câncer sugeriu a fundadora da entidade Maria Antonieta Silva Gonzales para receber o troféu Mulher Cidadã. A homenageada presidiu a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Uruguaiana por 35 anos e impulsionou o trabalho da instituição. A segunda entidade, União Municipal Espírita, indicou a pedagoga e evangelizadora Marli Darde, que atualmente exerce a direção do Departamento de Infância e Juventude da União Espírita. A Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, terceira entidade filantrópica a indicar uma homenageada, referendou a enfermeira Márcia Ribeiro Lima por seu trabalho de chefia do Banco de Leite e da Unidade de Internação Obstétrica do hospital. Em sua atividade profissional, Márcia Lima acompanhou, desde 1988, o nascimento de 52,8 mil bebês (40% da população do município) na maternidade da Santa Casa.
As homenageadas receberam do presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Barbará (PTB), o troféu Mulher Cidadã durante a sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, no plenário da Câmara de Vereadores. A homenagem foi instituída pela Câmara Municipal no ano passado, após aprovação do projeto de autoria da vereadora Jussara Osório (PP). No encerramento da sessão solene, a vereadora Maria do Carmo Victorino (PT) reverenciou a história do Dia Internacional de Luta das Mulheres. “A sociedade não vai mudar, se a luta não for em conjunto com os homens pela igualdade entre os gêneros e pela autonomia das mulheres”, disse.

9 de março de 2007