Câmara Municipal homenageia CREA-RS pelos 75 anos

A Câmara Municipal de Uruguaiana homenageou, nesta quinta-feira (28/05/09), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul pelos seus 75 anos de atividade no Estado. A entidade foi instalada em 30 de maio de 1934 e exerce a fiscalização do exercício profissional de engenheiros, arquitetos e agrônomos. A sessão especial foi proposta pela Mesa Diretora do Legislativo. O inspetor-chefe do CREA-RS, em Uruguaiana, engenheiro agrônomo Alarico de Moraes recebeu, em nome do CREA da Câmara Municipal uma placa comemorativa. Durante a sessão, foi exibido um vídeo sobre a atuação do CREA no Estado.

Discurso

Presidente da Câmara Municipal – Vereadora Neraí Kaufmann

Homenagem aos 75 anos do CREA-RS

Ao ensejo de assinalarmos os 75 anos de existência do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul, a Câmara Municipal de Uruguaiana se sente honrada em realizar esta sessão especial para homenagear esta instituição, merecedora de grande respeito e reconhecimento entre nós, e representada, em Uruguaiana, pelos seus diretores o engenheiro agrônomo Alarico de Moraes, o engenheiro civil Eliseu Porto de Moura e o arquiteto Alexandre Giorgi.

A instalação do CREA, no Rio Grande do Sul, em 30 de maio de 1934, em muito beneficiou a sociedade gaúcha no que diz respeito à fiscalização das obras de construção, à fiscalização do exercício profissional e à exigência da ética profissional. Essas ações se traduzem para nós, leigos em matéria de engenharia e arquitetura, em uma única palavra: segurança. Esta segurança, que encontramos em nossas casas, nos locais onde trabalhamos, se deve aos profissionais que o CREA-RS habilita e fiscaliza.

O CREA-RS moldou, em nosso Estado, um profissional comprometido, não apenas com a segurança, mas também com a eficiência e com a economicidade das obras e serviços que realiza. E agrega-se, ainda, a estes compromissos, o de promover o desenvolvimento sustentável para preservar o meio ambiente às futuras gerações.

Em nome do Poder Legislativo de Uruguaiana, proponente desta justa homenagem, externo os cumprimentos legislativos à instituição do CREA-RS, aqui representada pelos seus diretores, pelo transcurso dos seus 75 anos de existência, desejando que os anos vindouros fortaleçam ainda mais os laços de reconhecimento e de respeito que unem a sociedade de Uruguaiana e o CREA-RS. Obrigada.”