Câmara Municipal homenageia com título de cidadão ministro Nelson Jobim

A Câmara Municipal conferiu ao ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Azevedo Jobim, o título honorífico de Cidadão de Uruguaiana na noite de sexta-feira (30 de março). A sessão solene ocorreu logo após a posse do advogado Roberto Duro Gick como novo presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Uruguaiana, no plenário da Câmara Municipal.
O título de Cidadão de Uruguaiana é um reconhecimento do município ao ministro Nelson Jobim pelo seu destacado e notório saber jurídico. Natural de Santa Maria, Jobim exerceu a advogacia, foi eleito deputado federal pelo PMDB, com mandato entre 1987 e 1995. Além disso, ocupou o cargo de ministro da Justiça, entre janeiro de 1995 e abril de 1997, no governo Fernando Henrique Cardoso, chegando a ser nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal, em 1997. Em 2004, Jobim chegou à presidência da Suprema Corte.
O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, Francisco Barbará, ressaltou que o saber jurídico do ministro é inspiração para os operadores do Direito do Estado e do país. Em seu discurso de agradecimento, o ministro falou de temas como a construção do país.
– O que fica no tempo são os amigos. Principalmente os amigos que se conquistam sem nada dar. Creio que é importante lembrar que o Brasil avança com as dificuldades que lhe são inerentes. Precisamos compreender que cada dia tem a sua agonia. Não podemos nos lamentar, temos que desafiar tudo – disse.
Além do novo presidente da Subseção da OAB em Uruguaiana, para a gestão 2007/2009, tomaram posse também, os advogados Eduardo Velo Pereira (vice-presidente), José Roberto Zubiaurre Gallareta (secretário),Vicente Majó da Maia (secretário-adjunto de relações públicas e comunicação), Maurício Félix Blanco (tesoureiro) e os novos conselheiros Nedal Yousef Talji, Giovani Goulart Ribeiro, Janine Boger, José Paulo Molinari e Paulo Kleinubing.

30 de março de 2007