Câmara Municipal cobra manifestação do Governo Federal

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou dois requerimentos nos quais solicita aos ministros Dilma Rousseff, da Casa Civil, e Edson Lobão, de Minas e Energia, uma posição a respeito do encerramento das operações da Usina Termelétrica de Uruguaiana. A usina anunciou oa interrupção de suas atividades na semana passada por falta de fornecimento de gás natural argentino e pelo descumprimento contratual por parte dos argentinos.

Os dois requerimentos são de autoria do vereador Ronnie Mello (PP). Segundo o vereador, o prejuízo para o município virá com perda de arrecadação de impostos e com perda de geração de empregos. Para o parlamentar Adalberto Silva (PP), já há informações de que a usina poderia ser desmontada e instalada em outra região do país, onde há oferta de gás natural. “O governo federal tem de se pronunciar a respeito do futuro da usina de Uruguaiana e nos dizer o que está fazendo a respeito”, disse.

Na próxima quinta-feira, o vereador Rogério de Moraes (PSDB) deverá apresentar um requerimento para poder realizar uma audiência pública que debaterá o caso com a sociedade civil. “A sociedade precisa se rebelar em defesa do interesse público. A sociedade está calada e não pode ficar assim”, declarou. O vereador disse que estuda com outras lideranças a possibilidade de realizar uma manifestação de impacto para que o Governo Federal possa se sensibilizar com o problema.

Na reunião ordinária desta terça-feira, uma moção de repúdio do vereador Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB) foi retirada da pauta de votação. Após ouvir as considerações dos demais vereadores, que consideraram a moção ofensiva, o vereador Risso retirou a moção de pauta.

13 de abril de 2009