Câmara Municipal aprova projetos que ampliam serviços da saúde mental

A Câmara de Vereadores de Uruguaiana aprovou, nesta quinta-feira (05/07), três projetos de lei do Poder Executivo que ampliam os serviços de atendimento aos usuários do Sistema Integral de Atenção à Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde. Os projetos aprovados autorizam o município a firmar convênios com três fazendas terapêuticas localizadas, em Uruguaiana, Novo Hamburgo e Ijuí. As fazendas são especializadas na internação de adolescentes, jovens e adultos com dependência química por consumo de álcool e entorpecentes.
Dois dos três projetos receberam uma emenda modificativa dos vereadores incluindo a expressão adolescentes para ampliar o atendimento. De acordo com a justificativa encaminhada pelo prefeito José Francisco Sanchotene Felice, o município pretende viabilizar por dois anos o credenciamento de seis vagas em cada uma das três instituições (Fazenda Senhor de Jesus, em Novo Hamburgo, Fazenda Senhor de Jesus, em Ijuí, e Grupo de Trabalho Amor Especial, em Uruguaiana). O custo por paciente internado nas fazendas terapêuticas é de R$ 480 mensais e os pacientes só serão encaminhados para internação depois de esgotadas as possibilidades de tratamento no município.
A aprovação dos projetos foi acompanhada pela diretora do Departamento do Sistema Integral de Atenção à Saúde Mental, psicóloga Maria da Graça Videiro Schmitt. Segundo ela, o serviço de Saúde Mental do Município tem registrado um significativo aumento de situações graves de adolescentes e adultos com problemas por uso de drogas e álcool. O ambulatório especializado em saúde mental de Uruguaiana já possui 20 mil pessoas com prontuários abertos no setor. Para o vereador Alfeu Freitas (PTB), os três projetos beneficiam os usuários do Centro de Atendimento Psico Social de Uruguaiana (CAPS).
– Os três projetos são importantes e a prefeitura está fazendo a sua parte, mas é necessário ampliar a prevenção e isso só vai ocorrer se implantarmos, em Uruguaiana, o CAPS Álcool e Drogas – frisou o vereador.

5 de julho de 2007