Câmara Municipal analisará projetos que ampliam serviços da saúde mental

A Câmara de Vereadores de Uruguaiana começou a analisar, nesta terça-feira (03/07), quatro projetos de lei do Poder Executivo que visam ampliar os serviços de atendimento aos usuários do Sistema Integral de Atenção à Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde. Os projetos buscam autorização legislativa para o município firmar convênios com três fazendas terapêuticas localizadas, em Uruguaiana, Novo Hamburgo e Ijuí. As fazendas são especializadas na internação de adolescentes, jovens e adultos com dependência química por consumo de álcool e entorpecentes.
Os projetos serão analisados pelas comissões técnicas da Câmara Municipal e serão votados na sessão ordinária da próxima quinta-feira. De acordo com a justificativa encaminhada pelo prefeito José Francisco Sanchotene Felice, o município pretende viabilizar por dois anos o credenciamento de seis vagas em cada uma das três instituições (Fazenda Senhor de Jesus, em Novo Hamburgo, Fazenda Senhor de Jesus, em Ijuí, e Grupo de Trabalho Amor Especial, em Uruguaiana). O custo por paciente internado nas fazendas terapêuticas é de R$ 480 mensais e os pacientes só serão encaminhados para internação depois de esgotadas as possibilidades de tratamento no município.
A diretora do Departamento do Sistema Integral de Atenção à Saúde Mental, psicóloga Maria da Graça Videiro Schmitt, explica que nos últimos anos o Serviço de Saúde Mental do Município tem registrado um significativo aumento de situações graves de adolescentes e adultos com problemas por uso de drogas e álcool. Segundo ela, o ambulatório especializado em saúde mental de Uruguaiana já possui 20 mil pessoas com prontuários abertos no setor. A diretora espera a aprovação dos três projetos na próxima quinta-feira.

3 de julho de 2007