Câmara Mirim entrará em funcionamento a partir do próximo ano
A Câmara Mirim no Poder Legislativo Municipal de Uruguaiana será implantada a partir de 2015. O projeto de resolução planeja o processo de escolha de 11 vereadores mirins das turmas de 7ª e 8ª séries de escolas da rede de ensino público e privado e a atuação dos jovens na Câmara sob a orientação dos vereadores para encaminhar as sugestões dos bairros e das escolas e buscar providências.
A proposta do vereador Carlos Eduardo Espíndola Alves (PMDB) é estimular a participação da juventude pela política e pelas decisões governamentais. “É a possibilidade para os jovens integrarem-se destacadamente na sua comunidade, despertando o interesse pelas decisões que direta e indiretamente o afetam e desenvolvendo uma consciência cívica voltada às necessidades públicas”, completou o vereador.
Diante do proposto, a escolha dos vereadores mirins ficará a cargo de cada escola participante utilizando critérios como eleições que visam o surgimento de lideranças; análise do currículo escolar do aluno e concurso de redação sobre temas atuais. A Câmara Municipal diplomará os eleitos que estarão reunidos mensalmente para encaminhar requerimentos nas áreas de educação, assistência social, cultura, esporte, lazer, meio ambiente e outras de interesse do município.
“É um importante marco para a mudança de atitude e de visão quanto ao futuro de nossa sociedade, considerando que os jovens de hoje serão os líderes de amanhã”, conclui o vereador.
17 de novembro de 2014