Câmara institui a Ano do Sesquicentenário da Retomada

A Câmara Municipal registra a importância do município da história do país com a aprovação do projeto de lei que institui 2015 como o Ano do Sesquicentenário da Retomada de Uruguaiana na Guerra da Tríplice Aliança. A matéria de autoria do vereador Irani Fernandes (PP) busca promover atividades políticas, militares, educacionais, culturais, históricas, esportivas e sociais referentes ao transcurso dos 150 anos da Retomada.

Conforme estabelece, Poder Executivo deverá regulamentar atos comemorativos e concursos a nível cultural, histórico ou musical sobre o tema. O Poder Legislativo deverá realizar sessão solene alusiva à data para conferir homenagem a autoridades, personalidades e entidades nacionais e estrangeiras em atenção a serviços prestados ao município.

Nesse contexto foi aprovado nesta quinta-feira, dia 25 de junho de 2015, o projeto de Resolução que cria a “Medalha do Sesquicentenário da Retomada de Uruguaiana” a ser concedida a pessoas que se destacaram nas atividades referentes a retomada da cidade das mãos de forças paraguaias que a ocupavam. De autoria do vereador Irani, a proposta atende à solicitação da Comissão Organizadora dos Festejos para marcar codignamente o feito.