Câmara insiste em informações sobre destino regular de lixo

Informações sobre a situação do problema da destinação final dos resíduos sólidos de Uruguaiana são buscadas pelo Legislativo. Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 25 de agosto de 2015, foi aprovada a solicitação do vereador Irani Fernandes (PP) requerendo a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Victor Gediel Machado para explanar sobre o assunto. A utilização da tribuna deverá ser agendada para o dia 1 de setembro, próxima semana.

O vereador expôs a preocupação com a continuidade do lixão a céu aberto no município e o local irregular que deveria estar desativado. Também os custos do transbordo dos resíduos, o atraso na construção da plataforma para separação do lixo, a finalidade dos recursos arrecadados com o aumento da taxa de lixo e a multa diária aplicada pela Justiça pelo término do prazo concedido para desativação do lixão.

“Além dos prejuízos ambientais, o município tem um grande dano ao erário com os gastos e as multas decorrentes do descumprimento da legislação”, declarou Irani ao fazer referência ao atraso de Uruguaiana em relação a outras localidades no que diz respeito às ações voltadas ao descarte regular do lixo. Na ocasião, o Poder Legislativo deverá apresentar o trabalho desempenhados pelos parlamentares e comissões sobre o tema.