Câmara indica revisão dos critérios de Bandeiras

Em reunião realizada na dia 15 de junho de 2020, os vereadores da Câmara Municipal de Uruguaiana aprovaram encaminhamento de indicação ao Prefeito, Ronnie Mello, para que proponha ao Governo do Estado a revisão dos atuais requisitos para decretação da Bandeira Vermelha no combate ao COVID 19 na Região de Uruguaiana.

Neste sábado, (13), foi anunciada pelo Governo do Estado a situação de bandeira vermelha na Região de Uruguaiana, exigindo modificações e medidas mais rígidas de distanciamento social, que incluem o fechamento do comércio não essencial e de diversos serviços para os municípios que compõem a região.

Sugere-se alteração no Decreto Estadual n.º 55.285/2020, para que os municípios das Regiões da Metade Sul possam avaliar e apresentar planos diversos ao estabelecido no modelo de distanciamento controlado pelo Estado quando da decretação de Bandeira vermelha.

E que cada decretação de Bandeira vermelha nestas Regiões, ficasse definido pelo Estado um sub-embandeiramento numérico onde, por exemplo, "vermelha 1" significaria abertura de somente serviços essenciais, e "vermelha 2" os municípios apresentariam planos diversos do Estado. Com isso,os critérios precisam e podem ser revisados e aprimorados.

Justifica-se a medida devido às grandes distâncias entre cidades da região. O presidente da Câmara Municipal, vereador Irani Fernandes, esclarece a proposição. “Nosso estado é dividido em coordenadorias/regiões já há bastante tempo para melhor organização dos serviços. A organização das Bandeiras ocorreu por meio dessas regiões de saúde estadual, assim entendemos que não é algo constituído para a pandemia, foi aproveitado do que já existia e, certamente, pode e deve ser aperfeiçoado”, considerou.

De acordo com o parlamentar, no caso da região, há falta de equidade, não nas medidas do Governo RS em defesa da vida, mas nos "mesmos critérios" que utiliza para decretação das cores para COVID 19 em regiões com características de rotinas bem distintas. Exemplifica-se a região metropolitana de Porto Alegre ou a região serrana, cujas cidades são próximas ou gêmeas, com movimentação sazonal diária e rotineira, utilizam-se os mesmos critérios para avaliação da Região Uruguaiana ou outra da metade sul do RS, onde as cidades estão distantes umas das outras e sem evidências de convívio rotineiro ou sazonal.

Assim, os vereadores contextualizam o que levou a Região Uruguaiana pra bandeira vermelha:

Durante essa semana tivemos três óbitos.

Dois óbitos em São Gabriel e 11 internações (300 km de Uruguaiana).

Um óbito em Alegrete e 4 internações (150 km daqui).
E nada mais tão significativo aconteceu nas demais cidades da Região, mas estão indistintamente atingidas por critérios geográficos, os quais indicamos que sejam revistos pelo Governo do Estado.