Câmara estudará declarar eventos religiosos como patrimônios imateriais
As propostas de autoria da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes (Progressistas), foram apresentadas e arquivadas no dia 22 de dezembro de 2020 e voltam para estudo nem 2021.
Entendem-se por patrimônio cultural imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas associados às comunidades, em conformidade com a UNESCO. Os Projetos estabelecem que os órgãos competentes do Poder Municipal poderão apoiar durante sua realização, interditando ruas e garantindo segurança do público participante ou outras medidas julgadas pertinentes para o bom andamento do evento.
O PL nº 93/20 trata da “Marcha para Jesus”. Evento organizado anualmente há 10 anos em Uruguaiana pelas Igrejas Evangélicas no primeiro sábado subsequente aos 60 dias do Domingo de Páscoa.
A procissão em honra à Nossa Senhora Aparecida é abordado no PL n 94/20. Realizado há 18 anos na cidade pela comunidade católica, o evento acontece todos os anos no Dia 12 de outubro.
A referência à festa de Iemanjá está no PL nº 95/20. Há 50 anos, em Uruguaiana, acontece a Procissão e Festa de Iemanjá no dia 02 de fevereiro e consiste numa Procissão dos filiados, praticantes, devotos e simpatizantes de religiões de matriz africana. Na mesma data acontece a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, organizada pela Igreja Católica e tratada no PL nº 96/20.
O PLº 97/20 dispõe sobre a procissão em homenagem à São Jorge. O evento realizado há 52 anos no dia 23 de abril é organizado pela Sociedade Espiritualista de Umbanda de Uruguaiana.
A Romaria Diocesana de Nossa Senhora Conquistadora, tema do Pl nº 98/20, realizada há 29 anos, em honra à Padroeira da Diocese Uruguaiana, acontece anualmente no último domingo do mês de outubro.