Câmara estudará declarar eventos religiosos como patrimônios imateriais

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana analisarão no próximo ano, projetos de lei que buscam declarar seis eventos como patrimônio público cultural de natureza imaterial e religiosa do Município.

As propostas de autoria da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes (Progressistas), foram apresentadas e arquivadas no dia 22 de dezembro de 2020 e voltam para estudo nem 2021.

Entendem-se por patrimônio cultural imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas associados às comunidades, em conformidade com a UNESCO. Os Projetos estabelecem que os órgãos competentes do Poder Municipal poderão apoiar durante sua realização, interditando ruas e garantindo segurança do público participante ou outras medidas julgadas pertinentes para o bom andamento do evento.

O PL nº 93/20 trata da “Marcha para Jesus”. Evento organizado anualmente há 10 anos em Uruguaiana pelas Igrejas Evangélicas no primeiro sábado subsequente aos 60 dias do Domingo de Páscoa.

A procissão em honra à Nossa Senhora Aparecida é abordado no PL n 94/20. Realizado há 18 anos na cidade pela comunidade católica, o evento acontece todos os anos no Dia 12 de outubro.

A referência à festa de Iemanjá está no PL nº 95/20. Há 50 anos, em Uruguaiana, acontece a Procissão e Festa de Iemanjá no dia 02 de fevereiro e consiste numa Procissão dos filiados, praticantes, devotos e simpatizantes de religiões de matriz africana. Na mesma data acontece a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, organizada pela Igreja Católica e tratada no PL nº 96/20.

O PLº 97/20 dispõe sobre a procissão em homenagem à São Jorge. O evento realizado há 52 anos no dia 23 de abril é organizado pela Sociedade Espiritualista de Umbanda de Uruguaiana.

A Romaria Diocesana de Nossa Senhora Conquistadora, tema do Pl nº 98/20, realizada há 29 anos, em honra à Padroeira da Diocese Uruguaiana, acontece anualmente no último domingo do mês de outubro.