Câmara envolve-se em ações em prol da segurança nas escolas
A preocupação com a segurança nas instituições de ensino, com base nos últimos episódios nacionais de violência e a circulação de notícias falsas de escolas de Uruguaiana, foi tratada pela Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 11 de abril de 2023.
A política contínua de segurança foi pauta em encontro na Escola Cecília Meireles, do presidente do Poder Legislativo, Juca (Joalcei) Gonçalves, com a Secretária Municipal de Educação, Maria Helena Bairros; Secretário Adjunto Balaka Bermudez e a equipe diretiva do educandário, Jane Tavares e Júlia de Oliveira.
Na oportunidade, foi garantida a presença nas escolas de guardas municipais para controle de entrada e preparo das equipes para as situações de risco, sendo provocadas melhorias na última semana, inclusive com a realização de capacitação na quinta-feira.
Também foi chamada atenção para o necessário cuidado ao disseminar notícias de ataques, no contexto de Uruguaiana, que são falsas e provocam apressão a comunidade escolar.
Destaca-se que toda informação suspeita deve ser reportada aos órgãos de segurança. Telefones: 190, 153, 194 e 181.
Enfrentamento da violência foi debatido entre os vereadores na reunião
A necessidade de intensificar políticas de enfrentamento à violência nas escolas teve destaque, como acompanhamento da Câmara Municipal do planejamento sobre o assunto e apresentação de sugestões a ser encaminhadas ao Poder Executivo.
Atenção às atividades permanentes e preventivas, de agentes de segurança e da sociedade em geral, foi salientada pelo vereador Clemente Correa. Requerimento para instalação de câmeras de monitoramento nas escolas da rede municipal foi apresentado pela vereadora Zulma Ancinello. Durante as manifestações, o vereador Marcelo Lemos definiu o momento como de crise psicossocial e de segurança, sendo vital o enfrentamento à situação com firmeza e organização da gestão pública.
Neste cenário, na quinta-feira, dia 13 de abril de 2023, acontece o evento: “Segurança nas escolas: um assunto de todos”, promovido pela Prefeitura para debater de forma ampla o assunto. Assim, a próxima reunião plenária foi adiantada para as 7h30min, para que os parlamentares possam participar do evento.