Câmara e Coren solicitam mudanças na saúde

Nesta terça-feira, dia 14 de janeiro de 2014, durante reunião com o prefeito Luiz Augusto Schneider, o vereador Ronnie Mello destacou a importância de dispensar maior atenção às questões da saúde pública no município. Também estiveram presentes a vice-prefeita Neraí Kaufmann e os Secretários de Governo e de Saúde, Fernando Alves e Saionara dos Santos.

Na oportunidade, os representantes do Conselho Regional de Enfermagem do RS, presidente Ricardo Rivero e assessora institucional, Fátima Pagel informaram a notificação do Conselho sobre irregularidades encontradas na área. A falta de efetivo e as más condições de trabalho em postos de saúde foram destacados e o prazo para disciplinar as irregularidades foram instituídas, sob previsão de autuação do Conselho ao município.

Questionado pelo presidente da Câmara, o Prefeito afirmou a elaboração e tramitação ainda no Poder Executivo do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores do Quadro Permanente da Secretaria de Saúde. O Projeto de Lei está em fase final de análise pela Procuradoria Geral do Município e deverá ser encaminhado em breve para apreciação dos vereadores.

O prefeito anunciou providências quanto aos apontamentos do Conselho, relatando que a estratégia da gestão é o fortalecimento do atendimento básico por meio dos Postos de Saúde. Também foi garantida a abertura de concurso público para contratação de novos profissionais enfermeiros e agentes comunitários para Uruguaiana.