Câmara de Vereadores homenageia Cultura Afro-brasileira

A Câmara de Vereadores de Uruguaiana realizou, na noite de sexta-feira (20/11), sessão especial em homenagem Semana Municipal da Cultura Afro-brasileira. O evento reuniu no plenário cerca de 150 pessoas ligadas ao movimento negro e às casas de religião afro de Uruguaiana. A homenagem ocorreu na data que marca o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrada em todo o país.
Na sessão especial, foram homenageados diversas pessoas da comunidade que contribuíram para a cultura afro-brasileira no município. A sessão especial foi proposta pela vereadora Alfonsina Guedes de Moura (PMDB) que, como professora de história, disse reconhecer a importância da data por homenagear também o maior líder negro contra a escravidão no Brasil, Zumbi dos Palmares.
Por sugestão da Sociedade de Espiritualidade de Umbanda de Uruguaiana (Aruanda), foram agraciados com certificados, entregues pelos vereadores, o professor Ataídes Rodrigues dos Santos, ex-presidente do Movimento Negro de Uruguaiana, o co-fundador da Aruanda, Osmar Corrêa, o conselheiro da Aruanda, José Patrício Cruz Ramos, o presidente da Aruanda, Jorge Aurélio Alves Quirino, e, in memoriam, Otto Reinaldo Bergmann e Tereza Ramos Dill, ambos co-fundadores da Aruanda.
Na solenidade, a presidente do Movimento Negro de Uruguaiana, Elza da Fontoura, agradeceu ao ex-vereador José Carlos Chaves pela criação da Lei Municipal 2.249/91, que instituiu a Semana de Celebração da Cultura Afro-Brasileira em Uruguaiana. Para Elza Fontoura, a cultura afro-brasileira luta por visibilidade, compreensão e respeito na sociedade brasileira.
O professor Ataídes dos Santos agradeceu as homenagens e relembrou o início do movimento negro em Uruguaiana há 18 anos. Para ele, o espaço ocupado pelos afro-descendentes na sociedade tem melhorado. Santos lembrou que há 18 anos apenas 4% dos afro-descendentes chegavam ao ensino superior. Hoje, o grupo racial representa 30% dos estudantes de nível superior no país. O presidente da Aruanda, Jorge Quirino, também agradece
u à Casa Legislativa pela homenagem que pela primeira vez é realizada deste a criação da Lei Municipal 2.249/91.
A sessão se encerrou com um prolongado discurso proferido por José Carlos Chaves. O ex-vereador relembrou a vida e a morte de Zumbi dos Palmares, morto em 1675. Zumbi foi um dos últimos lideres do Quilombo dos Palmares, que se transformou em um grande ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade.

21 de novembro de 2006