Câmara de Vereadores estuda a extinção do voto secreto

Os vereadores aprovaram, nesta terça-feira (17/10) a tramitação em regime de urgência do projeto de resolução que extingue o voto secreto nas decisões da Câmara Municipal. O projeto vai tramitar durante 10 dias pelas três comissões técnicas onde receberá pareceres. A vereadora Jussara Osório (PP), proponente da alteração do regimento interno da Câmara Municipal, justifica que o projeto procura expurgar do regimento interno a anomalia do voto secreto. Segundo ela, o projeto visa revogar expressões como escrutínio secreto e votação secreta em vários dispositivos, passando a admitir somente dois processos de votação (o simbólico e o nominal). A vereadora Jussara Osório acredita que a alteração irá fortalecer a noção de responsabilidade dos legisladores e o conceito de transparência do poder legislativo. Juntamente com o projeto de resolução, a vereadora também apresentou uma proposta de emenda à Lei Orgânica para abolir o voto secreto.

17 de outubro de 2006