Câmara de Vereadores aprova lei que obriga o comércio a usar sacolas biodegradáveis

Os vereadores de Uruguaiana aprovaram, nesta quinta-feira, o projeto de lei que obrigará os estabelecimentos comerciais a usarem embalagens biodegradáveis para o acondicionamento de produtos comercializados aos seus clientes. O plenário da Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, o projeto de lei de autoria do vereador Luiz Gilberto de Almeida Risso (PMDB). O projeto, agora, será encaminhado ao prefeito José Francisco Sanchotene Felice para a sanção.
Segundo o vereador Luis Gilberto de Almeida Risso, a proposta tem o objetivo de estimular o uso de sacolas biodegradáveis e ambientalmente adequadas no município e evitar a poluição ambiental, principalmente do Rio Uruguai. O projeto obriga os estabelecimentos comerciais de Uruguaiana a substituir as sacolas plásticas pelo uso de sacolas biodegradáveis ou pelo uso de cestas de material resistente para acondicionar os produtos.
Além da substituição, o projeto prevê ainda que os estabelecimentos comerciais devam oferecer sacolas biodegradáveis em diferentes cores para facilitar a coleta seletiva de materiais e para indicar o tipo de resíduo. Sancionada, a nova lei municipal estabelecerá prazos de até cinco meses para a adequação dos estabelecimentos à norma.
– Estudos indicam que o plástico normal leva até 400 anos para se decompor. Embora as embalagens biodegradáveis representem um aumento de até 10% no custo das sacolas para os comerciantes, o benefício para o meio ambiente é infinitamente maior pela decomposição rápida desses materiais. Este projeto representa o compromisso com as gerações futuras – justificou o vereador.
Risso destacou ainda que a aprovação do projeto poderá também atrair uma indústria de plástico biodegradável para Uruguaiana. Os vereadores Mauro Brum (sem partido) e Maria do Carmo Victorino (PT) parabenizaram o vereador pela iniciativa e pela preocupação com o meio ambiente de Uruguaiana.

2 de agosto de 2007