Câmara de Uruguaiana apoia reabertura de fóruns

Moção de apoio para reabertura dos fóruns e retomada dos prazos dos processos físicos será encaminhada pela Câmara Municipal de Uruguaiana ao Conselho Nacional de Justiça. O ato em apoio ao pedido da OAB/RS foi assinado por todos os vereadores e aprovado na reunião do dia 29 de abril de 2021.

Na oportunidade, o presidente da OAB Subseção Uruguaiana, Maurício Félix Blanco, utilizou a tribuna para explanar sobre o pleito. “O Brasil tem o maior número de processos por habitante do mundo. O Rio Grande do Sul é o maior da federação nessa estimativa. Na bandeira preta a Justiça Estadual fecha completamente suas portas para processos físicos que correspondem 68% da demanda, são cerca de 3 milhões de processos sem acesso e tramitação”, esclarece Blanco

Os parlamentares destacaram que a falta de acesso ao Poder Judiciário causa um agravo exponencial à vida de milhares de pessoas em todas as áreas da seara civil, considerando urgente o retorno ao atendimento presencial e o fim da suspensão dos prazos de documentos físicos.