Câmara confirma destinação de 500 mil de sua dotação orçamentária à Santa Casa

O Poder Legislativo Municipal garantiu nessa manhã, dia 10 de setembro de 2015, o comprometimento em abrir mão de 500 mil reais da dotação orçamentária para destiná-los ao Hospital Santa Casa de Caridade, por iniciativa da presidente, vereadora Jussara Osório. A medida anunciada à diretoria da instituição, confirma a intenção da presidência em disponibilizar dotação orçamentária do exercício de 2015, em virtude da emergente necessidade do pagamento da folha de servidores da Santa Casa.

IMG_8826

“O valor referente a dotação orçamentária deverá ser direcionado exclusivamente para quitação da folha, atitude proposta pelo Legislativo que deve ser acatada pelo Poder Executivo”, esclareceu a presidente, vereadora Jussara Osório sobre a responsabilidade do Executivo no cumprimento do firmado entre Câmara, Santa Casa e Executivo. Para vice-provedor da Santa Casa, Eduardo Velo, a atitude da Câmara evita a deflagração da greve geral dos servidores estão com a folha em atraso desde julho, situação que representa o caos na saúde em Uruguaiana.

No encontro estiveram também o vereador presidente da Comissão de Finanças, Fernando Tarragó, Rafael Alves, Carlos Eduardo Alves, Egídio Carvalho e Ronnie Mello. O prefeito, Luiz Augusto Schneider, anunciou a incapacidade financeira do município para a movimentação dos recursos ofertados pela Câmara, apontando o atraso também na folha do funcionalismo municipal.

Neste contexto, foi convidada participar da articulação por solução imediata do problema a gerente geral do Banrisul- Uruguaiana, Vanialice Azeredo, para tratar da possibilidade de financiamento correspondente ao valor orçamentário repassado pela Câmara. O documento entregue pela presidência ao Prefeito e à Santa Casa selou a intenção e a disponibilidade da dotação orçamentária que seria suporte para que o Poder Executivo tome providências par buscar recursos financeiros, como empréstimos, que podem servir para o pagamento da folha de pessoal da instituição.

IMG_8829

Floresta municipal e piano estiveram em pauta

Na oportunidade, também foram tratadas como propostas para quitação da dívida do município com o Hospital Santa Casa de Caridade a dação em pagamento a extração de parte da área povoada em madeira da Floresta Municipal, projeto recebido ontem, dia 9, pela Câmara. Ainda debatido a continuidade da atividade de promoção de leilão para alienar piano em favor do Hospital.