Câmara busca reforma emergencial de anexo do Albergue

Os presidiários transferidos para o albergue devido ao incêndio que destruiu o anexo do Instituto Penal de Uruguaiana, solicitou a presença da Comissão de Direitos Humanos do Poder Legislativo para conferir a situação a que estão sujeitos. O vice-presidente da comissão e presidente em exercício da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador José Clemente Correâ, esteve presente na manifestação, frente ao Fórum na última sexta-feira, em prol de providências para a melhoria do alojamento e mudanças no regime semiaberto que foi alterado a partir do ocorrido.

Familiares dos apenados também buscaram apoio da Casa Legislativa temendo por outra revolta entre os presos. O vereador também foi conferir as condições no Albergue e constatou que 21 presos estão dormindo no chão e reclamam do trânsito de ratos e baratas no local onde seus alimentos estão arnazenados. Ainda há queixa sobre o término do benefício aos sábados onde os apenados ficavam com as famílias a tarde até as dezoito horas, agora devem se apresentar tão logo saiam do serviço ao meio dia e também sobre a movimentação de dois apenados do regime semiaberto para o modulado em razão de divergências com a direção da instituição.

O vereador Clemente esclareceu as dúvidas existentes dos apenados e ouviu as reivindicações. Ele considerou o espaço físico inadequado para a quantidade de apenados em razão das altas temperaturas e do tempo em que ficam fechados, ele acredita que esse é um fator que influencia negativamente na ressocialização destas pessoas.

A partir do relatório do Poder Legislativo busca-se agilizar o processo de recuperação da galeria do Albergue de forma emergencial que está desde 2004 interditada. O encaminhamento desta solicitação será encaminhada ao Governo do Estado, às secretarias estaduais de Segurança e Obras e à Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE). Cerca de 200 mil reais estão previstos para a reforma.

6 de fevereiro de 2012