Câmara busca alternativas para transporte com MP
A manifestação pelas melhorias no transporte público de Uruguaiana tem sequência com intermediação do Poder Legislativo Municipal para a resolução dos problemas. O presidente da Câmara, vereador Luís Gilberto de Almeida Risso, e os vereadores Marcelo Lemos e Rafael Alves, acompanhados de representantes dos acadêmicos e estudantes que solicitam melhorias estiveram reunidos no Ministério Público Estadual com representantes do Poder Executivo nesta quinta-feira, dia 1º de agosto de 2013.
No encontro, foi esclarecido que o processo judicial, impetrado pelas empresas de transporte e ATPU, que discutem o edital de licitação definido pelo Poder Executivo deve seguir na justiça estadual, mantendo o entrave. Segundo o vereador Rafael Alves, foi unânime a opinião dos presentes quanto à extinção do edital que hoje é discutido na Justiça. Assim, poderia dar início a um novo certame. Como medida emergencial, vislumbrou-se a possibilidade de conceder prazo maior para as Empresas se adequarem e concorrerem em novo processo licitatório, sendo também levantada a hipótese de se conceder as linhas de ônibus até a UNIPAMPA a uma empresa que possa garantir mais qualidade no serviço (ou aumentar o número de carros disponíveis) e emergencialmente sanar alguns problemas.
Mobilização na Câmara
Os estudantes permaneceram na Câmara durante a noite e seguem no plenário da Câmara Municipal. Nesta manhã, uruguaianenses estiveram manifestando apoio à causa dos acadêmicos e explanando os problemas gerais da comunidade, como acessibilidade, falta de segurança e atrasos. Representantes das empresas de transporte estiveram reunidos com os manifestantes para esclarecer a responsabilidade pelos problemas apresentados e a disponibilidade de acordo direto com o movimento estudantil.