Câmara aprova projetos para serem aplicados em instituições de ensino

O Poder Legislativo de Uruguaiana aprovou nessa terça-feira, dia 17 de novembro de 2015, projetos de lei de autoria do vereador Gilberto Risso que buscam promoção e conscientização da saúde em escolas públicas. Trata-se da instituição do Programa “Doadores do Futuro” para destacar a importância da doação de sangue a ser celebrado na semana do dia mundial do Doador Voluntário, estabelecido como 14 de junho pela Organização Mundial da Saúde.

Também foi aprovado o projeto que institui o concurso “Arte sem uso do fuma é Dez”. O objetivo da ação é prevenir o tabagismo e outros tipos de drogas através da criação de apresentações artísticas sobre o assunto em todas as categorias, desde desenhos, textos, música, teatro, fotografias até vinhetas, com premiações aos primeiros classificados ou por categoria individual. Sendo dia 29 de agosto o Dia Nacional de Combate ao Fumo, o concurso deverá ser realizado de maio a agosto.

“A escola é o local da construção do saber. Os projetos valorizam a necessidade de orientação e de acompanhamento na formação dos jovens, com escola e poder público incentivando a qualidade de vida”, considera o vereador Risso.

Ainda foi aprovado o projeto de lei que institui a primeira semana de dezembro como “Semana Municipal na Luta Contra a AIDS” e o dia 1º de dezembro como “Dia Municipal na Luta Contra a AIDS”. A intenção é incentivar atividades no município de prevenção ao vírus, com as pessoas infectadas pelo HIV/aids e combater a discriminação.