Câmara aprova projeto em benefício da comunidade

A Câmara Municipal aprovou a alteração da Lei que se refere ao Programa Nacional HIV/AIDS ontem, dia 26 de junho de 2012. Esta determinação será favorável para a saúde da comunidade do município, sendo que visa beneficiar a execução do projeto Consultório na Rua, construído com a coordenação da Atenção Básica e de Saúde Mental de Uruguaiana com recursos destinados pelo Governo Federal.

Em razão da proposta do Poder Executivo, acontecem modificações no salário de assistente social, educador físico, enfermeiro, cuidados em saúde mental, oficineiro e técnico de enfermagem que fazem parte do Consultório na Rua. Também passa de 90 para 120 dias a duração dos contratos temporários.

Consultório na Rua formado em Uruguaiana

O projeto busca atender a população em situação de risco e em estado de vulnerabilidade social, principalmente crianças e adolescentes usuários de álcool e outras drogas. É desenvolvido pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde.

Os profissionais prestam atendimento aos dependentes químicos diretamente na rua, com o suporte de um ambulatório móvel e trabalho de conscientização. Em Uruguaiana, a nova modalidade de equipe de Consultório na Rua é formada por seis profissionais, sendo três de nível superior e três de nível médio.