Câmara aprova nova identidade visual

Projeto de resolução que trata da padronização da nova identidade visual da Câmara Municipal de Uruguaiana foi aprovado pelos vereadores na reunião do dia 27 de junho de 2024. A matéria também estabelece as diretrizes para o lema, missão, visão e valores no âmbito do Poder Legislativo Municipal.

A Câmara, ao longo dos anos, sempre utilizou o brasão do município em sua comunicação e documentos oficiais. A atualização busca ressaltar a autonomia do legislativo e fortalecer a comunicação institucional, tornando-a mais coesa e acessível para os cidadãos.

“Em 177 anos de existência, pela primeira vez, o Legislativo tem uma identidade visual própria. É um momento histórico, reforçando a independência do Legislativo, o papel essencial na representação dos interesses da comunidade e o compromisso com a eficácia e participação democrática”, afirma o presidente do Legislativo, Adenildo Padovan.

“Legislativo Atuante. Democracia Fortalecida” será utilizado como lema oficial da Casa. A logomarca consiste em um escudo que utiliza as cores da bandeira do município; a figura que representa o prédio da Câmara, com um desenho arquitetônico em estilo romano, destacando a identidade e a tradição do Legislativo municipal; e a data de criação da Câmara Municipal: 28 de abril de 1847, ressaltando a longa história e continuidade da instituição.

A nova identidade visual será utilizada pelos gabinetes parlamentares e por todos os setores da Câmara, na expedição de correspondências internas e externas. Os materiais já adquiridos com identificação diversa seguem em uso até o seu término.

1. – MISSÃO: representar os interesses da comunidade e promover o desenvolvimento do município através da criação e execução de leis eficazes e da garantia da transparência e participação cidadã.

– VISÃO: ser reconhecida como uma instituição comprometida com a excelência legislativa e com o fortalecimento da democracia local.

– VALORES:

1. Transparência: conduzir as atividades de forma aberta e acessível à comunidade, promovendo a prestação de contas e a divulgação clara das ações do legislativo.

2. Ética: aderir a princípios morais sólidos e comportamento íntegro em todas as interações e tomadas de decisão, assegurando o respeito pelas leis e normas éticas.

3. Responsabilidade: assumir a responsabilidade pelas decisões e ações realizadas, buscando sempre o benefício coletivo e o interesse público acima de interesses individuais ou partidários.

4. Respeito à diversidade: valorizar a diversidade de ideias, opiniões e perspectivas dentro da comunidade, promovendo um ambiente inclusivo e respeitoso para todos.

5. Compromisso com o desenvolvimento sustentável: monitorar os impactos das iniciativas legislativas no meio ambiente e compromisso com o desenvolvimento sustentável, visando preservar os recursos naturais para as gerações futuras.

6. Valorização da história do poder legislativo: preservar e valorizar a herança histórica e cultural do poder legislativo, proporcionando um sentido de continuidade e identidade para as gerações presentes e futuras.