Câmara aprova matérias em benefício da comunidade
Na sessão ordinária de hoje, dia 25 de junho de 2013, foram aprovados em plenário, duas matérias de autoria do vereador Rafael Alves (PSDB) que contemplam melhorias para a comunidade. São elas, o pedido de auxílio de agilização para a promulgação do decreto sobre o acordo entre o Brasil e a Argentina em localidades fronteiriças vinculadas e o projeto de lei que torna de utilidade pública a Liga Uruguaianense de Basquete (LUBA).
A solicitação quanto ao decreto será encaminhado à Bancada Gaúcha do Congresso Nacional para que tomem providências junto ao Gabinete da Presidência. O decreto contempla Paso de Los Libres e Uruguaiana, onde a Carteira Vicinal de Fronteiriço garante direitos iguais a uruguainenses em Libres e a librenhos em Uruguaiana, e também autoriza que médicos dos dois locais atuem nas cidades vizinhas. “Em uma época que a falta de médicos é urgentíssima, o Brasil precisa promulgar esta Lei para que possamos operacionaliza-la já, principalmente pela questão da saúde e das relações comerciais entre as duas cidades”, considera Rafael.
No espaço da Tribuna, o vereador afirmou que na semana passada, realizou viagem à Santana do Livramento, onde o acordo entre Brasil e Uruguai já foi estabelecido, e relatou que a proposta já vigora há alguns anos em razão da articulação política já ter sido feita anteriormente. “Necessitamos de novas iniciativas, novas ideias, sair do marasmo que nos encontramos politicamente, a falta disso estamos vendo nas ruas”, diz o parlamentar.
Câmara aprova de Utilidade Pública a LUBA
O projeto de lei que estabelece de utilidade pública a LUBA, Centro Esportivo de Basquete de Fronteira, Liga Uruguaianense de Basquete, proposta pelo vereador Rafael Alves foi aprovada de forma unânime pelos parlamentares de Uruguaiana.
Na discussão da pauta, o vereador salientou que a LUBA voltou participar do Campeonato Estadual de Basquete desde 2010, tendo estado 16 anos fora desta Competição, e nos últimos três anos ficou na 4° e na 5° posição do no Estado, concluindo um resultado extremamente importante para um município que tinha a tradição de jogar basquete. Também foi levantada pelo vereador, a questão de que a LUBA esta proibida de usar o Ginásio Público Municipal Gilberto Oscar de Miranda Schimitt há quase dois anos. “Nossa LUBA esta proibida de treinar no único ginásio apto e considerado pela Federação Gaúcha de Basquete pelo simples fato das rodinhas ainda não terem sido concertadas, estamos pagando para jogarmos no ginásio do Colégio União”, considerou.
“Uruguaiana é berço e cidade formadora de grandes atletas do Basquete Gaúcho”, complementou Rafael, “Considero isso um absurdo para uma Cidade do porte de Uruguaiana, onde temos um Time que fica em quarto no Estado e que o Poder Municipal ainda incentivou nos últimos anos, esperamos que o secretário Vicente Majó da Maia tenha a sensibilidade de poder disponibilizar a estes atletas, a estrutura funcionando perfeitamente, afinal, temos ou não um ginásio em perfeita funcionalidade ?”