Câmara aprova investimento em localidade do interior de Uruguaiana

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou dois projetos de lei que permitem investimentos na vila de São Marcos na sessão extraordinária realizada ontem, dia 28 de dezembro de 2011. No total, uma área de quase sessenta hectares foi relacionada em Plenário.

Primeiramente, a Câmara autorizou o projeto de lei que prevê a aquisição de imóveis do Instituto Rio Grandense do Arroz pelo município de Uruguaiana Desta forma, torna-se viável a regulamentação de cerca de 20 hectares localizados em São Marcos.

Hoje, o terreno sedia a igreja da localidade e o Centro de Tradições Gaúchas Pedro Coutinho. Com a compra desta propriedade, as secretarias municipais de Agricultura e de Transporte podem ser relocadas depois das devidas adaptações. Também há intenção de preservar o local para cursos profissionalizantes e instituir o “Museu do Arroz” pelo que representa à vida econômica e ao desenvolvimento de Uruguaiana. O investimento de cerca de dois milhões de reais será coberto pelo município com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Vitivinicultura ganha incentivo

Cerca de 38 hectares de área, benfeitorias e bens imóveis serão concedidos à empresa Casa Valduga Ltda. A proposta do Poder Executivo é estimular a vitivinicultura que já é praticada no local. Após um declínio na produção das videiras, a Câmara autorizou a utilização e a revitalização da área pela empresa.

Entre os objetivos da aprovação do projeto está a preservação do patrimônio e a ampliação do cultivo e da variação de derivados da fruta, como os sucos. No projeto consta a implantação do Colégio Agrícola de Uruguaiana, um programa de fruticultura na região e de eco-turismo que tornará visível o potencial de Uruguaiana no cultivo de uva.