Câmara aprova instituição do Dia Municipal de Conscientização sobre o Autismo

O Dia Municipal de Conscientização sobre o Autismo deverá ser incluso no Calendário Oficial de Eventos do Município. O projeto de lei do vereador Irani Fernandes (PP) foi aprovado na Câmara Municipal nessa quinta-feira, dia 7 de agosto de 2014, e será encaminhado para a sanção do Prefeito.

A data definida em 2 de abril, conforme fixada pela Organização das Nações Unidas, busca a promoção de campanhas de esclarecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Uruguaiana. Consta no projeto o desenvolvimento de ações em escolas, igrejas, imprensa, associações profissionais e comunitárias, clubes de serviço e sociais, transportes coletivos, servidores públicos, usuários do SUS, Conselhos Municipais e outros, visando a conscientização da sociedade sobre o assunto.

“Queremos que Uruguaiana esteja incluída na rede mundial de cidades que pretendem esclarecer, refletir e lutar contra a discriminação e por mais direitos para os autistas e seus familiares, construindo e consolidando políticas públicas realmente inclusivas”, declara o vereador Irani.

O TEA engloba diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos; dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. A síndrome atinge milhões de pessoas em todo o mundo, conforme estimativas da ONU. No Brasil, são quase dois milhões de cidadãos.