Câmara aprova instalação de CPI do transporte escolar

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou, nesta quinta-feira, a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), requerida pelo vereador Mauro Brum (sem partido), para apurar supostas irregularidades na contratação de empresas para a realização de transporte escolar no município de Uruguaiana. A comissão será presidida pela vereadora Liliane Riela (PTB) e terá como relatora a vereadora Maria do Carmo Victorino (PT).
Segundo Mauro Brum, irregularidades teriam sido cometidas pela administração municipal durante os processos licitatórios realizados nos anos de 2005 a 2007. “Empresas com interesse no transporte do município sagraram-se vencedoras, sem mesmo ter-se realizado o referido processo licitatório, valendo-se de contratos emergenciais”, justificou o vereador. Mauro Brum alega ter apurado indícios suficientes de irregularidades para requerer a CPI. Uma dessas irregularidades, conforme o legislador, seria a contratação de empresas que não tinham a documentação adequada e que não dispunham de veículos em condições para prestar o serviço de transporte escolar.
– Quem não deve não teme, vamos investigar e cumprir o papel do legislativo, ou seja fiscalizar os atos do poder executivo. Há dois anos e meio que solicitamos informações ao prefeito sobre as licitações realizadas e nunca fomos informados. A CPI terá acesso a todos os documentos – declarou Brum.
A comissão parlamentar de inquérito terá 60 dias para apresentar o relatório final. Participarão também da comissão, os vereadores Fernando Tarragó (PSDB), o vereador proponente Mauro Brum (sem partido) e a vereadora Alfonsina Guedes de Moura (PMDB). A primeira reunião da comissão ocorrerá no dia 22 de junho (sexta-feira). O vereador Rogério de Moraes (PSDB) criticou a forma de encaminhamento da CPI do transporte escolar. Para o vereador, houve precipitação em aprovar a instalação da comissão. Segundo o vereador, uma comissão especial, formada por vereadores, poderia obter todas as informações desejadas do prefeito Sanchotene Felice.

14 de junho de 2007