Câmara aponta necessidade de uso do “fumacê” no município

Na última semana, o número de casos confirmados de dengue chegou a 684 no Rio Grande do Sul com o registro de duas mortes, conforme informações da Secretaria Estadual de Saúde. Há duas semanas, eram 552 confirmações. Neste contexto, o Poder Legislativo pautou o assunto na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 14 de maio de 2015, através de indicação do vereador Egídio Carvalho (PSDB).

De acordo com relatório de municípios infestados pelo Aedes aegypti nos últimos 12 meses, divulgado em 6 de maio pela Secretaria Estadual de Saúde, Uruguaiana ocupa o 10º lugar na lista, ao lado de Alegrete, Quaraí, Santana do Livramento e São Gabriel.

Os parlamentares acataram o envio ao Poder Executivo de documento sugerindo que seja solicitado à Secretaria Estadual de Saúde equipamento para a aplicação de inseticida de combate ao mosquito transmissor (Aedes aegypti), o chamado “fumacê”, que atinge grandes áreas para controle do vetor.

Na oportunidade, o vereador citou municípios onde a prática é utilizada como forma de prevenção ostensiva à transmissão da doença. Também frisou a importância de que os uruguaianenses atentem às formas caseiras de combate aos focos do mosquito, eliminando os locais com acúmulo de água que favorecem a sua reprodução como pneus, bebedouros de animais, calhas entupidas, pratos de vasos e garrafas vazias.