Câmara apoia reivindicações de servidores do judiciário gaúcho

A Câmara de Uruguaiana está trabalhando em apoio às reivindicações dos servidores do Poder Judiciário no município. Os representantes do Sindicato dos Servidores da Justiça do RS estiveram em encontro com a presidente do Legislativo, vereadora Jussara Osório e com o vereador Ronnie Mello nesta terça-feira, dia 9 de junho de 2015. Também apresentaram o manifesto na reunião da Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico e Mercosul realizada esta manhã, dia 10 de junho de 2015, na presidência do vereador Egídio Carvalho e na presença dos vereadores Carlos Eduardo Espíndola Alves, Irani Fernandes e Josefina Soares.

Na pauta da classe está a reposição salarial de 15%, redução da jornada de trabalho para seis horas diárias e readequação ao plano de carreira. Ainda o repúdio à aprovação do Projeto de Lei 25/15 que prevê extinção do cargo de Oficial Ajudante e reajuste diferenciado de 6% somente para os cargos comissionados do primeiro grau do judiciário, com previsão de aumento exclusivo de 100% em cinco anos do salário dos assessores de juiz e pretor.

Durante o pronunciamento, os representantes do SINDJUS relataram o aumento de processos e sobrecarga das estruturas administrativas que atualmente tem mais de dois mil cargos vagos no quadro de servidores gaúchos. Também a necessidade da sociedade ter conhecimento da realidade do Poder no Estado e apoiar às reivindicações em busca da efetividade e da qualidade na prestação do serviço. Na ocasião foi destacada a diferença de como é tratada a política salarial do Governo do Estado em relação aos servidores do Judiciário, concedendo vantagens aos magistrados em detrimento à grande massa de trabalhadores que tem os salários defasados.

O Poder Legislativo Municipal irá manifestar-se em apoio à luta realizada pelo Sindicato ao Tribunal de Justiça do Estado do RS, assim como enviará solicitação ao deputado estadual Frederico Antunes, na condição de parlamentar representante da comunidade de Uruguaiana, para que possibilite reunião entre os sindicalistas e demais membros da Assembleia para tratar do assunto.

Os vereadores expuseram a importância da participação da Câmara no pleito para valorização do servidor do judiciário e garantia de direitos com relação a melhores condições de trabalho, reposição salarial devidas e preenchimento dos cargos vagos.