Câmara adere à campanha pelo voto aos 16 anos

O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Kiko Barbará, manifestou-se na tribuna durante a sessão ordinária de hoje, dia 13 de março de 2012, com mensagem de incentivo aos jovens que poderão exercer seus direitos políticos ainda este ano. O objetivo foi conscientizar a população sobre a importância de legitimar o direito ao voto a partir dos 16 anos de idade.

O vereador esclarece ainda que o documento que habilita o cidadão a votar, o título eleitoral, pode ser emitido a partir dos 15 anos de idade, caso o interessado complete 16 anos antes do dia 7 de outubro. A solicitação para obter o título eleitoral pode ser iniciada pela internet, através do site do Tribunal Regional Eleitoral e concluída no Cartório Eleitoral do Município, ou diretamente no local. Os jovens devem apresentar documento de identidade e comprovante de endereço.

O prazo final de alistamento para votar nas eleições deste ano é 9 de maio. Em Uruguaiana, o Cartório Eleitoral fica na rua Júlio de Castilhos, nº 3384, próximo à Escola Dom Hermeto.