Câmara adere à campanha nacional “Voto aos 16”

A Câmara Municipal de Uruguaiana integra oficialmente a campanha “Voto aos 16 anos” do Tribunal Superior Eleitoral. Na sessão ordinária de hoje, dia 13 de abril de 2012, os vereadores aderiram à esta proposta da Mesa Diretora e também participarão de ações para estimular jovens a votar antes de completar a maioridade. Entre 16 e 18 anos o voto é facultativo, mas é um direito dos cidadãos.

O título eleitoral pode ser emitido a partir dos 15 anos de idade, caso o interessado complete 16 anos antes do dia 7 de outubro, basta apresentar documento de identidade e comprovante de endereço no Cartório Eleitoral até o dia 9 de maio.

O presidente da Casa Legislativa, vereador Kiko Barbará, acredita que a presença dos jovens nas urnas garante a construção de uma sociedade democrática. “Deve haver conscientização para que os jovens possam usufruir seu direito e influir na escolha dos governantes”, afirma.